Sistema de comércio do século xiii


A Venetian Republic. Venice desempenhou um papel importante na reabertura da economia mediterrânica para o comércio da Europa Ocidental e desenvolver ligações com a Europa do Norte. Criou uma base institucional para o capitalismo comercial, fez progressos importantes na tecnologia de navegação e ajudou a transferir a tecnologia asiática e egípcia no açúcar de cana A produção eo processamento, os têxteis de seda, o sopro de vidro e as jóias para o Ocidente. Vénice foi o mais bem sucedido dos estados da cidade do norte da Itália na criação e manutenção de uma república dominada por uma elite capitalista mercante Graças à sua posição geográfica e vontade de se defender, Capaz de garantir sua autonomia e liberdade de extorsões por feudal landlords e monarcas. Criou instituições políticas e jurídicas que garantiram os direitos de propriedade ea força executiva dos contratos Foi um pioneiro no desenvolvimento de mercados de câmbio e crédito, bancário e contabilidade Criou o que foi efetivamente Um mercado de obrigações governamentais, começando O sistema fiscal era eficiente e favorável aos lucros mercantis e à acumulação de capital As receitas provinham de tributos sobre o consumo e impostos sobre a propriedade baseados em levantamentos cadastrais. Era um estado tolerante e bastante secular onde comerciantes estrangeiros armênios, Embora fosse teoricamente parte do mundo católico, gozava de relações privilegiadas com o império bizantino. Suportava sua independência eclesiástica adquirindo as relíquias de São Marcos de Alexandria em 828. Era efetivamente independente de ambos os papas E patriarca. A diplomacia venetian era altamente profissional, pragmática, oportunista e dedicada à perseguição de seus interesses comerciais ajustou-se surpreendentemente bem às mudanças políticas Nos séculos nono e décimos seu comércio principal era provisão Constantinople com grão e vinho de Italy, Escravos da Dalmácia e sal das suas lagoas, levando seda e spi Em volta do final do século XI, Bizâncio estava sob pressão dos turcos seljúcidas que tomaram a Anatólia, e as incursões francesas em seus territórios italianos do sul Veneza garantiu privilégios comerciais isenção de impostos especiais de consumo de Bizâncio em 1082 em troca de ajuda para reforçar sua Defesas navais Em 1204, em contraste, desempenhou um papel importante na persuadir os líderes da quarta cruzada para atingir Constantinopla em vez de Islão Como resultado Veneza adquiriu bases na Dalmácia e um império no mar Egeu Levou a metade sul do Peloponeso, Corfu e Creta ocupou quase metade de Constantinopla e ganhou acesso ao comércio no Mar Negro e Mar de Azov Em 1261, o Imperador bizantino recapturou Constantinopla e deu preferências comerciais e uma base territorial para o rival de Veneza, Gênova No entanto, Veneza manteve seu grego Colônias e navegação veneziana logo foi capaz de re entrar no Mar Negro, onde o comércio estava crescendo devido à reabertura mongol do s Os cruzados europeus ultramarinos atacaram com êxito a costa síria e palestina e estabeleceram pequenos Estados cristãos em Antioquia, Acre e Jerusalém entre 1099 e 1291. Eles deram privilégios comerciais aos comerciantes pisanos e genoveses que tinham ajudado a financiar sua conquista Os venezianos não tinham Ajudou, mas conseguiu estabelecer uma base comercial em Tyre. O regime de Mameluke turco recapturou a Síria ea Palestina em 1291 e governou o Egito até 1517. Aqui também, Veneza conseguiu estabelecer uma relação comercial privilegiada, comprando uma grande parte das especiarias asiáticas que a Os comerciantes Karimi de Alexandria trouxeram para o Egito da Ásia através do Mar Vermelho Em troca os venezianos venderam metais, armaduras, lãs e escravos Os escravos vieram dos Balcãs e os homens da Rússia foram destinados ao serviço no exército Mameluke, as fêmeas para os seus harém. Os turcos otomanos capturaram Constantinopla em 1453, Veneza negociou rapidamente a manutenção de seus direitos comerciais, mas em 14 Os otomanos fecharam seu acesso ao Mar Negro Em 1517, eles assumiram o Egito e terminaram a maior parte do comércio veneziano de especiarias. Vinice tinha conexões importantes com o Norte da Europa O comércio com a Flandres foi realizado principalmente nas feiras de Champagne, Quando a rota marítima foi aberta entre o Mediterrâneo ocidental eo Atlântico, o comércio com a Flandres foi realizado diretamente por navio. Uma segunda rota ligou Veneza com Augsburg, Nuremberg, Praga e Viena Através do Brenner Pass comerciantes alemães trouxeram metais e produtos de metal, incluindo prata venezianos comercializados estes metais até o Vale do Pó e no Mediterrâneo Em 1318 o Fondaco dei Tedeschi foi criado em Veneza para atender às necessidades comerciais e hospedagem de comerciantes alemães. Seu comércio, Veneza criou um império político Em 1171, a cidade tinha cerca de 66 000 habitantes, e foi uma das três maiores da Europa Ocidental Em 1347 48, quase 40% da população morreu quando uma galera trouxe a praga do porto de Caffa no Mar Negro. Outros dois ataques ocorreram em 1575, 77 e 1630 Entre 1388 e 1499, Veneza adquiriu território no terraferma continental italiano que incluiu Udine, Friuli, Vicenza, Pádua, Verona, Bérgamo , Rovigo e Cremona Em 1557 a população destes territórios era cerca de 1 5 milhões. O estado veneziano desempenhou um papel de liderança na atividade comercial, sendo o maior construtor de navios, leasing galés estaduais para a empresa privada, organizando a organização e cronometragem de comboios. Tipos de navios adequados para o comércio veneziano e as condições de comércio no Mediterrâneo Esta actividade estatal reduziu os custos para os comerciantes privados Tornando o comércio mais seguro do ataque inimigo. Também permitiu que comerciantes menores, com capital limitado, participassem do comércio internacional. O maior empreendimento em Veneza foi o Arsenal, um estaleiro público criado em 1104. Operou durante séculos e empregou milhares de trabalhadores . Houve grandes mudanças na construção naval e técnicas de navegação entre os séculos X e XIV Roman navios tinham sido construídos casco em primeiro lugar, mantidos juntos por uma cabine de vedação estanque à prova de água e tenon a segunda etapa foi a inserção de costelas e chaves No século XI lá Era um interruptor que fizesse uma redução principal nos custos A quilha e as nervuras foram feitas primeiramente e um casco de pranchas pregadas foi adicionado, usando a fibra eo passo para fazer os navios estanques Um desenvolvimento mais atrasado era o leme traseiro do poste que substituiu remos de arrasto como um mais Meios eficazes para a direcção dos navios O poder dos lemes foi reforçado pelo uso de manivelas e polias. Especialmente a introdução de uma plataforma triangular de lateen em ângulo com o mastro em vez de um quadrado de vela retangular com o mastro. Houve um aumento de longo prazo no tamanho dos navios. Depois de 1270, a bússola entrou em uso no Mediterrâneo Anteriormente, os navios que negociavam com o Egito não se aventuraram entre outubro e abril. Com a bússola, a mesma nave poderia fazer duas viagens de ida e volta por ano de Veneza para Alexandria em vez de uma. Eram dois tipos principais de navios venezianos Os navios de carga de propósito geral construíram dentes em estaleiros privados Seu comprimento era cerca de três vezes sua largura, e eles se baseavam inteiramente em velas galéias para passageiros, carga de alto valor e deveres navais foram construídos no Arsenal , Tinha uma viga larga e uma tripulação de 200 a maioria dos quais eram remadores. As galéias eram mais rápidas, mais manobráveis ​​para entrar e sair do porto, e para ocasiões em que não havia vento. A prática veneziana deveria ter 25 bancadas de cada lado da galera, cada banco com três remadores. Os bancos foram colocados em um ângulo e os remos eram de comprimentos diferentes para que os remadores não interferissem uns com os outros. Em tal navio haveria 150 remos e cerca de 30 baleiros para defesa e ataque, que também se revezavam em remo Galéias eram propriedade do Estado e alugado para cada empreendimento para o maior lance em leilões públicos Galleys também agiram como transportadoras públicas, como aqueles que alugaram os navios Teve que aceitar mercadorias de outros comerciantes se tivessem capacidade disponível. Em 1291, os genoveses derrotaram uma frota marroquina que controlava o estreito de Gibraltar e abriram o caminho para o comércio europeu do Mediterrâneo para o Atlântico. Depois, as galeras venezianas usaram essa rota para negociar com Londres e Bruges. Embora o comércio internacional, a actividade bancária, a construção naval e os comércios associados em madeira, carpintaria, corda e vela, etc. fossem os maiores sectores da indústria veneziana Uma das primeiras foi a indústria do vidro, que já havia começado no século X, Veneza foi pioneira na tecnologia de sopro de vidro na Europa e fez copos, taças, jarras, pratos, Garrafas, vasos, espelhos, jóias, candelabros e produtos decorativos de alta qualidade Desde o século XIII venezianos produzidos delicados, cuidadosamente soprado óculos de areia como um dispositivo de manutenção de tempo para os marinheiros A partir do século XIV começaram a fazer espetáculos uma invenção italiana que aumentou muito A produtividade dos artesãos e estudiosos Angelo Barovier, o mais célebre soprador de vidro do século XV, aperfeiçoou o processo de fazer cristal. Naquela época, os vidros policromados, gravados, filigranados, esmaltados e folheados a ouro estavam disponíveis em uma profusa variedade de desenhos. O sopro de vidro foi deslocado para a ilha de Murano por decreto do Maggior Consilio T Seu habilitado Veneza para manter um controle mais apertado de seu comércio e segredos tecnológicos. Equally precoce foram as habilidades e produtos de ourives veneziano, mosaicos, escultores em madeira e artistas decorativos que estavam em forte demanda em transformar o interior de igrejas, monumentos cívicos e palácios privados em obras De arte estilo veneziano foi influenciado pelo trabalho de gerações anteriores de mosaicists e iconographers em Ravenna e do século XIII influxo de objetos saqueados de Constantinopla. O comércio com a Ásia em seda crua e produtos de seda levou eventualmente a substituição de importação na Europa produção de seda já tinha Se para a Itália e para a Síria e veio para a Itália no século XII inicialmente para Lucca, depois para Veneza, Florença, Gênova, Milão e Bolonha, e mais tarde para Lyon, na França. No mundo árabe, a produção de seda chegou à Espanha a partir da Síria A produção de seda veneziana é documentada já no século XIII O governo veneziano regulou a produção para garantir qu Os produtos de seda, de cetim e de veludo de Veneza eram da mais alta qualidade, e os projetos eram uma mistura distintiva da faculdade criadora indígena e da influência oriental Os brocados multicoloridos do veludo, executados frequentemente com o fio do ouro e da prata , Foram produzidos como artigos de vestuário cerimonial para a elite governante de Veneza, para móveis, tapeçarias, revestimentos de mesa, artigos de decoração para gôndolas etc Estes produtos fizeram uma contribuição substancial para as exportações venezianas. Outro campo importante foi a produção de livros Nos séculos IX e X , Escribas e iluminadores eram principalmente ativo em livros sagrados nos scriptoria de mosteiros Mais tarde havia registros cívicos, histórias, traduções de Aristóteles e outros textos gregos destinados às bibliotecas de San Marco, colecionadores ducal, cívico e privado Isto deu emprego a escribas profissionais , Encadernadores, especialistas em caligrafia ornamentada e ilustração Menos de 15 anos Após a invenção de Gutenberg da impressão, um imigrante alemão trouxe a técnica a Veneza em 1469 conduziu a uma melhoria enorme na produtividade da indústria, com tiragens até 4 500 cópias. Uma proporção muito maior da saída era destinada para a exportação do que Foi o caso dos livros manuscritos. Veneza tornou-se rapidamente o principal centro tipográfico italiano e uma das maiores da Europa. Em meados do século XVI, foram publicadas cerca de 20 000 edições. A edição veneziana contribuiu para revigorar a vida cultural e intelectual da Europa, Fornecendo partituras, mapas, livros sobre questões médicas e traduções dos clássicos gregos A Aldine Press montou em 1494 editou e publicou textos originais gregos e Veneza tornou-se o principal editor de livros para o mundo de língua grega. O açúcar era outro produto principal Veneza Criaram plantações agrícolas e instalações de processamento com trabalho escravo em Creta e Chipre, usando técnicas emprestadas da Síria Ven O papel veneziano no comércio de especiarias foi grandemente reduzido no início do século XVI por causa das restrições ao comércio com a Síria e o Egito impostas pelas novas autoridades otomanas, ea concorrência da parte dos portugueses na Madeira e no Brasil. As remessas portuguesas diretas da Asia Lane sugerem que as importações de especiarias venezianas caíram de cerca de 1 600 toneladas por ano para o final do século XV para menos de 500 toneladas na primeira década do século XVI Lane pensou que o tamanho absoluto do componente pimenta Esses carregamentos haviam se recuperado na década de 1560, mas o principal papel de Veneza neste comércio obviamente se evaporou. A navegação veneziana também enfrentou maior concorrência nas rotas ocidentais com a Inglaterra e Flandres, e sua indústria de açúcar em Creta e Chipre declinou devido à concorrência da produção portuguesa em Madeira e mais tarde no Brasil. Houve também mudanças na tecnologia de construção naval nas economias As duas mudanças principais estavam no aparecimento de navios redondos eo desenvolvimento de armas de fogo durante o século XV Lane 1966, pp 15 16 descreveu estas mudanças como segue A transformação do um masted cog em um completo rigged, Três masted navio possuído de spritsail, topsail e mizzen lateen ocorreu em meados do século os navios de vela de 1485 diferiram menos em aparência dos veleiros de 1785 do que fizeram de aqueles de 1425 igualmente importante em roubar a galera mercante da especial A segurança que só justificou a sua existência foi o aumento do uso de armas na guerra naval. Como resultado, houve um declínio acentuado no principal produto do Arsenal e um aumento da quota de cogs na frota mercante veneziana. Compra de comerciantes venezianos de navios do exterior, uma vez que os problemas de adaptação às mudanças tecnológicas foram agravados pelo acesso Construtores de navios nas economias atlânticas. A partir de 1500, uma proporção significativa da capital veneziana foi reorientada para a recuperação agrária e desenvolvimento e criação de moradias e propriedades palladianas na terraferma. Nos séculos XVI, XVII e XVIII, Veneza não se expandiu muito em A população ou renda per capita, mas manteve-se uma das partes mais ricas da Itália e da Europa até ultrapassado pelos holandeses no século XVII. Comércio e Comércio no século 13 Flanders. T dia, a maioria das mercadorias e mercadorias são vendidas no mundo e fechamento Um negócio não leva mais do que um simples telefonema, fax ou mouseclick A localização real da mercadoria de hoje é pouco importante e por isso são o paradeiro de todas as partes envolvidas no comércio commodities e mercadorias também são negociados em uma base permanente eo moderno Comerciante facilmente encontra seu caminho em torno de todo o mundo. O mercado medieval. Em contraste com nossas idades modernas, o mercado na Idade Média era um nós Todo o comércio internacional ocorreu em reuniões regulares e periódicas, comumente por um período de alguns dias ou semanas. Em qualquer local, tal reunião de comércio ou grande feira era geralmente realizada não mais de duas vezes por ano. As feiras encorajavam o comércio de longa distância e eram organizadas em grandes cidades. A maioria dos bens era relativamente valiosa e os comerciantes que freqüentavam as feiras muitas vezes percorriam distâncias consideráveis. Durante o século XIII, o empresário internacional era um comerciante viajante cujo percurso era determinado pelo padrão da Feiras que ele freqüentava Estas grandes feiras eram complementadas por mercados locais, atendendo às necessidades das comunidades locais Os mercados eram organizados em uma base semanal em intervalos geográficos muito mais próximos A área servida por um mercado era determinada pela distância que um homem poderia viajar em um dia E era completamente comum encontrar um mercado cada sete-ou-assim milhas. O pano Salão e Belfrey de Ypres, terminado em 1304 O mundo fam A maioria dos comerciantes teria visitado uma série de mercados locais em seu caminho para a próxima feira regional, enquanto muitos moradores também teriam estado presentes no mercado. As feiras regionais para comprar os poucos produtos exóticos que eles eram sempre susceptíveis de possuir. Um sistema de três camadas. Em Flandres um sistema de três camadas surgiu durante o século XI e XII. Feiras de grãos no concelho de Feiras Champagne. Regional na maioria Grandes cidades. Mercados locais na maioria dos mercados villages. L ocal foram organizados em quase todos e cada aldeia e vários desses mercados agrupados formariam centros de negociação quase permanente Havia um mercado em outra vila perto de sua casa quase todos os dias Da semana. A segunda camada foi formada por várias feiras regionais que ganharam importância durante o século XII. Estas feiras foram organizadas em seqüência em cada um de um grupo de cidades, Comerciantes para participar de todas as feiras possíveis em sua região A seqüência de feiras durou durante a maior parte da temporada, quando os comerciantes poderiam viajar e fazer negócios Comerciantes visitando essas feiras geralmente viajam em conjunto com seus bens e realmente não planeja reuniões com outros comerciantes até que chegou Na feira As feiras de Flandres declinaram com a ascensão das cidades como centros comerciais no século XIII, mas o sistema justo seqüencial não desapareceu até bem no fim da Idade Média. A camada superior do sistema de comércio do século XIII era a Grandes feiras de Champagne Estas foram as feiras mais notáveis ​​e comercialmente importantes no continente europeu e desde a ligação necessária entre os Países Baixos e Itália, que foram os dois principais hubs comerciais no mundo conhecido Durante o final do século 12 um ciclo de seis Surgiram feiras, cada uma com duração de seis semanas. Duas feiras foram realizadas em Provins e Troyes, uma em Bar-sur-Aube e outra em Lagny. Havia um intervalo de cerca de duas semanas entre as feiras. As grandes feiras de Champagne visavam claramente o empresário internacional A organização de uma grande feira era rigorosa e bem definida A primeira semana foi dedicada a montar barracas comerciais ao longo das ruas da cidade Isso foi Seguido por uma venda de tecido de dez dias, uma venda de couro de onze dias e dezenove dias em que vários outros bens foram autorizados a mudar de propriedade. Um número de dias dedicados à liquidação e encerramento de todas as contas terminou cada feira. O papel do comerciante Mudou ligeiramente Ele ainda viajou junto com sua mercadoria, mas geralmente chegou a uma feira depois que abriu Eles empregaram um número de correios que andam na frente dos carrinhos de bagagem em velocidade muito maior Sua tarefa era chegar nos dias de abertura das feiras Para anunciar as variedades e quantidades de mercadorias em rota para a feira Mercadorias foram logo vendidos sem ser visto e durante o século 13 tornou-se prática comum para não passar moeda nesta fase. En-rou Te ao comércio moderno. O isaster golpeou no século XIV quando o rei francês anexou o condado de Champagne em seu território real e decidiu trazer Flanders em seus joelhos restringindo severamente as feiras O outbreak da guerra de cem anos entre Inglaterra e France, Juntamente com a crescente importância da rota marítima da Itália para os Países Baixos através do Estreito de Gibraltar causou as grandes feiras de champanhe a declinar em meados do século 14.T rade feiras nunca desapareceu da cena europeia, mas tornou-se pouco mais do que mercados regionais Em que o estoque da fazenda foi vendido Em contraste, os comerciantes internacionais agora começaram a operar fora de escritórios estáticos em todas as grandes cidades europeias e já não viaja sobre. Back para o topo da página. Vá para a página seguinte. Volte para o anterior Page. Copyright no texto, nas imagens e nas fotos por Joris de Sutter, a menos que notar de outra maneira A imagem do salão de pano de Ypres e de bellfry é com direitos de autor por Jan Decreton e vem da porta de Rondreis Middeleeuws Vlaanderen, Honor Rottier Esta informação é fornecida por De Liebaart e foi atualizada pela última vez em 5 de junho 2001.Portugal s comércio oriental 1508-1595. O comércio rentável em especiarias orientais é encurralado pelos portugueses no século 16 em detrimento de Veneza que Tem anteriormente um monopólio virtual destas mercadorias valiosas - até agora trazidas por terra através da Índia e da Arábia, e depois através do Mediterrâneo pelos venezianos para distribuição na Europa ocidental. Ao estabelecer a rota marítima ao redor do Cabo, Portugal pode socavar o comércio veneziano com A sua profusão de intermediários A nova rota está firmemente garantida para Portugal pelas actividades de Afonso de Albuquerque, que assume as suas funções como vice-rei Português da Índia em 1508. Os primeiros exploradores da costa leste da África deixaram Portugal com bases em Moçambique e Zanzibar Albuquerque estende esta rota segura para o leste pela captura e fortificação de Hormuz na foz do Golfo Pérsico em 1514, Goa no Na costa oeste da Índia, em 1510, onde massacra toda a população muçulmana pelo desprezo de resistir a ele ea Malaca, guardando o canal mais estreito da rota leste, em 1511. A ilha de Bombaim é cedida aos portugueses em 1534. Sri Lanka é aumentado firmemente durante o século E em 1557 comerciantes portugueses estabelecem uma colônia no console de Macau Goa funciona desde o começo como a capital de India. Rivals portugueses no comércio ultramarino 1555-1595. Com esta corrente de portos fortificados da chamada , E sem navios no Oceano Índico capazes de desafiar o seu poder no mar, Portugal tem um monopólio do comércio oriental de especiarias. De fato, os ingleses, agora em desenvolvimento interesses próprios no comércio oceânico, consideram que sua única esperança de comércio com a Extremo Oriente é encontrar uma rota norte da Rússia Uma das primeiras empresas de ações conjuntas, a Companhia de Moscovo fretado em 1555, resulta dos esforços iniciais para encontrar uma passagem nordeste. Do outro Atlant Os navios têm o monopólio de transportar as preciosas cargas orientais de Lisboa para o norte da Europa. A situação muda de repente em 1580, quando os espanhóis Os inimigos perenes dos holandeses ocupam Portugal. Os espanhóis deixam o controle do império português para Lisboa, mas a mudança política em si mesma prejudica os interesses comerciais de Portugal Privado agora de sua participação no comércio oriental, os holandeses resolvem construir um comércio Como os ingleses, seu primeiro instinto é procurar uma passagem do nordeste uma tarefa que leva Willem Barents em águas desconhecidas. Mas em 1595 eles decidem que seu melhor curso de ação é desafiar os portugueses na rota sul. Decisão que levará a grandes mudanças no comércio oriental. No curto prazo, porém, o maior volume de comércio está sendo realizado pela Espanha através do Atlan Tic. Trade ventos do século 16. O desenvolvimento da viagem oceânica no século XVI traz consigo um conhecimento crescente de padrões de vento A frase vento comercial é antiga Derivando de um uso antigo de comércio para significar uma faixa fixa, é aplicada a Qualquer vento que siga um percurso previsível Uma vez que tais ventos podem ser de grande valor para os navios mercantes que fazem longas viagens oceânicas, o termo torna-se entendido no século XVIII para significar ventos que favorecem o comércio. Os ventos alísios mais conhecidos são aqueles no Atlântico que sopram A partir do nordeste no hemisfério norte e do sudeste do sul do equador Este padrão previsível explica por que os navios que navegam entre a Europa eo Cabo tomar um curso de curvas largas através do Atlântico. Spanish prata século 16. A riqueza das novas colônias da Espanha s em latim A América deriva principalmente da prata Em 1545 uma fonte prodigiosa do metal é descoberta em Potos, na Bolívia moderna Esta região, elevada nos Andes, é tão rica em prata e estanho Que eventualmente tem até 5000 minas de trabalho. Em 1546, um ano após a descoberta em Potos, a prata é encontrada em Zacatecas no México Outras grandes novas fontes do metal são encontradas no México nos próximos anos Ao mesmo tempo fontes De ouro estão sendo aproveitados, embora em muito menos quantity. Convoys de caravelas espanhol, depois de entregar a Portobelo os bens europeus necessários nas colônias, levar de volta para a Espanha o lingote precioso com que os colonos pagam por ele - juntamente com os 20 de todos Ouro e prata devido à coroa espanhola. Estes tesouros atraem os corsários do norte da Europa - significando que os navios de propriedade privada que operam, mesmo que informalmente, em nome de um governo Seus capitães são atraídos para o principal espanhol da América espanhola, Como vespas para um pote de mel Marinheiros da Inglaterra, como Francis Drake presa sobre as frotas espanholas no que é efetivamente um programa de pirataria nacional. No fim espanhol, todo o comércio tem de ser canalizado thr Ou seja, a Casa de Contratação oficial Casa de Comércio estabelecida em Sevilha em 1503 Este monopólio traz grande riqueza para Sevilha, e um aumento da prosperidade a partir deste fluxo de lingotes se espalha para fora pela Europa A região de Sevilha, e toda a Espanha, Fornecer todos os bens exigidos pelos colonos Matérias-primas e bens manufaturados de regiões muito distantes fazer o seu caminho para Sevilha para o transporte para a América. Europa no século 16 já está experimentando, por outras razões, uma pressão inflacionária O lingote espanhol tem um efeito adicionado Em impulsionar preços acima. O comércio do bacalhau atlântico 1497-1583.The viagem de John Cabot em 1497 dirige a atenção européia aos estoques ricos do peixe nas águas em torno de Terra Nova Logo as frotas de pesca das nações atlânticas de Europa estão fazendo visitas anuais para travar o bacalhau Eles trazem com eles grandes suprimentos de sal estabelecimentos de verão são estabelecidos, nas costas de Newfoundland, para processar o peixe antes de ser transportado De volta aos mercados europeus no Outono. A Inglaterra desempenha um papel de liderança no comércio, e em 1583 Humphrey Gilbert formalmente anexa Terra Nova em nome da rainha inglesa É uma alegação que não é incontestável - particularmente pela França, cujas frotas são as principais Rivais dos ingleses nestas águas. O comércio holandês no leste 1595-1651.A primeira expedição holandesa em torno do cabo ao Extremo Oriente, em 1595, é capitaneada por Jan Huyghen van Linschoten, um comerciante holandês cujo único conhecimento do oriente vem A partir de negociação em Lisboa Os sobreviventes desta viagem voltar para a Holanda dois anos mais tarde Eles trazem valiosa carga E eles estabeleceram um tratado de comércio com o sultão de Bantam, em Java. O seu retorno pede grande entusiasmo Logo cerca de dez navios privados estão definindo cada Os Estados Gerais da recém-independente República Holandesa decidem que esta atividade comercial não licenciada, em águas distantes e perigosas, precisa Em 1602, os Estados Gerais formam uma Companhia Holandesa das Índias Orientais, com amplos privilégios e poderes. É ter um monopólio isento de impostos do comércio oriental por vinte e um anos. Está autorizado a construir fortes, estabelecer colónias , Moedas de hortelã, e manter uma marinha e exército como required. With estes poderes a empresa leva apenas algumas décadas para privar Portugal do comércio de especiarias Uma capital é estabelecida em Batavia, em Java, em 1619 Os portugueses são expulsos de Malaca por 1641 e do Sri Lanka em 1658. Mas o foco principal da atenção holandesa é as Molucas - as ilhas indonésias, cujo nome alternativo, as Ilhas das Especiarias, declara sua importância central no comércio oriental. As Molucas são a fonte das especiarias mais valiosas De todos, o cravo, cobiçado para muitos propósitos diferentes - como um sabor em alimentos, como conservante, como um anestésico suave, como ingrediente no perfume, até mesmo para mascarar respiração fedorento Em busca de cravo molucano, e também noz-moscada, Os portugueses fazem tratados locais já em 1512. Nas primeiras décadas do século XVII a Companhia Holandesa das Índias Orientais exclui gradualmente os portugueses do comércio nas Molucas Os holandeses também assumem e expulsam das ilhas outra nação europeia que tenta obter Um ponto de apoio na região - a Companhia das Índias Orientais inglesa. Os holandeses controlam o comércio de cravinho com eficiência implacável. Durante o século XVII, as árvores de cravo são erradicadas em todas as Ilhas Especiarias exceto duas - Amboina e Ternate - para limitar a produção e manter os preços altos As medidas são tomadas para garantir que as plantas não são exportadas para propagação em outra parte uma restrição mantida com sucesso até o final do século 18. Os portugueses nunca recuperar sua força comercial no leste Mas, ao expulsar os ingleses das Molucas, os holandeses involuntariamente fazê-los um favor Inglês Companhia das Índias Orientais decide concentrar os seus esforços no comércio Índia. English no leste do século 17.No último dia do ano 1 600 Elizabeth I concede uma carta a uma empresa de comerciantes que comerciam nas Índias Orientais As primeiras viagens provam bem sucedido em 1614 a Companhia das Índias Orientais possui vinte e quatro navios Mas a competição com os holandeses nas ilhas de especiarias leva à violência, culminando em um massacre de inglês Comerciantes em Amboina por seus rivais holandeses em 1623. Este desastre faz com que a companhia se concentre em seus interesses em India Em 1613 uma fábrica que significa um armazém seguro para o acúmulo de têxteis indianos, de especiarias e de índigo foi formalmente estabelecida na costa ocidental, em Surat The first English vessel with a cargo of these Indian goods sails from Surat in 1615.Surat remains the English headquarters on the west coast until it is gradually replaced, between 1672 and 1687, by Bombay given to Charles II in 1661 as part of the dowry of his Portuguese bride, Catherine of Braganza, and leased by him to the company in 1668.Meanwhile the English are establishing secure footholds on the east coast Fort St Georg e is begun at Madras in 1640 and is completed in 1644 Calcutta is eventually selected, in 1690, as the best site for a trading station in the Ganges delta it is fortified, as Fort William, in 1696 By the end of the 17th century the three English presidencies of Bombay, Madras and Calcutta are securely established. Triangular trade 18th century. The triangular trade has an economic elegance most attractive to the owners of the slave ships Each of the three separate journeys making up an expedition is profitable in its own right, with only the middle voyage across the Atlantic involving slaves as cargo. Ships depart from Liverpool or Bristol with items in demand in west Africa - these include firearms, alcohol particularly rum , cotton goods, metal trinkets and beads The goods are eagerly awaited by traders in ports around the Gulf of Guinea These traders have slaves on offer, captured in the African interior and now awaiting transport to America. With the first exchange of merchandise compl eted, the slaves are packed into the vessels in appalling conditions for the Atlantic crossing They are crammed below decks, shackled, badly fed and terrified It is estimated that as many as twelve million Africans are embarked on this journey during the course of the Atlantic slave trade, and that one in six dies before reaching the West Indies - where the main slave markets on the American side of the ocean are located. The most valuable product of the West Indies molasses extracted from sugar cane, is purchased for the last leg of the triangle Back in England the molasses can be transformed into rum And so it goes on.

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